
Sobre Literatura
![]() |
---|
![]() EUA |
A Vida do Livreiro A. J. Fikry - Gabrielle Zevin
“O livro é um mudo que fala, um surdo que responde, um cego que guia, um morto que vive” Antonio Vieira
AJ é dono da única livraria em Alice Island, cidade muito isolada que dificulta a chegada de novas pessoas na cidade. Aj e sua esposa, Nic, decidiram largar tudo e voltar para Alice e abrir a livraria Island Books. Seu slogan é “Nenhum homem é uma ilha; Cada livro é um mundo”, uma referência à frase de John Donne. Mas após a morte de Nic, as vendas caíram, sua vida é miserável, é um vendedor rabugento e solitário, com pouca ou nenhuma amizade na cidade. Mas tudo muda quando um de seus bens mais valiosos é roubado.
A história inicia com a chegada da bem-humorada Amelia Loman, representante de vendas da editora Pterodactyl Press. Logo de cara já é mal recebida pelo dono, que é contra todos os livros que lhe são indicados. Odeia tudo, menos os contos. Sua paixão é Edgar Allan Poe.
"Às vezes os livros só nos encontram no momento certo."
É narrado em terceira pessoa, mas antes de cada capítulo, AJ indica um conto escrevendo em um parágrafo o que significou para ele. AJ é um personagem que se transformando diante dos olhos do leitor. Com o tempo melhora seu humor, seu trabalho, temperamento e até aumenta seu círculo de amizades. Tudo com a ajuda de um livro, que, como disse Antônio Vieira, é um cego que guia.
A escritora criou bons personagens, levando o leitor a compreender cada um deles. Gostei da leitura, bem fluida, rápida, diálogos concisos. O enredo é simples, mas cativante. Ri (bastante) e chorei (apena em um parágrafo). Chegando pela metade da história, eu entendi para onde ela caminhava. Não que seja ruim e previsível, o que inclusive AJ reflete em uma de suas indicações: somos leitores, é normal fazermos previsões.
Recomendo.
Por: Barbara Carvalho
Nota: 4 de 5
Informações do Livro
I.S.B.N.: 9788565530668
Título original: The Storied Life of A.J. Fikry
Publicado em: 2014
Autor: Gabrielle Zevin
Páginas: 192
Editora no Brasil: Paralela