top of page
Livro 1

Livro 1

Comando Sul: Aniquilação - Jeff VanderMeer

No primeiro volume da trilogia Comando Sul, quatro mulheres formam a 12ª expedição a ser treinada pelo governo e enviada à Área X para investigar e descobrir mais informações sobre o local. Essa área costeira não urbanizada foi alvo de um desastre ambiental há 30 anos. Seus  únicos habitantes são alguns descendentes de pescadores que já estavam deixando o lugar. Após o Evento, como é chamado o desastre, ficou estabelecida uma fronteira entre a sociedade e a Área X.

 

Todos os integrantes da expedição são voluntários e, durante o treinamento, são sujeitos a hipnose e sessões de psicanálise que ajudam a prepará-los para explorar o lugar. As mulheres tiveram seus nomes retirados, sendo identificadas apenas pela atuação: a bióloga (narradora), a psicóloga (líder da expedição), a topógrafa e a antropóloga. Cada uma recebe um diário, onde devem descrever tudo o que acontece durante a missão.

 

A história é uma leitura do diário da bióloga. De cara, você não tem muita informação das personagens e do que de fato ocorreu na Área X, mas consegue visualizar o local e os desastres que ocorreram. Isso acontece porque a bióloga é uma mulher introvertida e não se envolve muito com as outras, logo não tem o que contar, a não ser a natureza da Área X. Isso você só sabe lá pela metade do livro, quando ela começa a encaixar as informações que vai encontrando.

 

E também porque ninguém tem certeza do que aconteceu na Área X. O que se sabe são algumas explicações vagas do governo e boatos a respeito de um desastre ambiental, resultante de experiências militares há 30 anos. O principal cenário é um túnel (vertical) no chão com escadas em espiral, que a bióloga chama de Torre, além do Farol e do acampamento, que são pontos de referência para todas as expedições.

 

A leitura corre bem em alguns momentos; em outros, a narração é um pouco complicada e eu tive que reler algumas vezes para entender o que estava acontecendo. Gostei muito das cenas de suspense, me fizeram perder a hora de dormir. Acredito que as decisões que a bióloga precisou fazer na trama eram compatíveis com a personalidade dela, nenhuma ação me pareceu forçada.

 

Vale lembrar que VanderMeer é conhecido por escrever o gênero new weird. Esse gênero, segundo ele, é "um tipo urbano, um mundo secundário onde as ideias românticas sobre os cenário tradicionaimente descritos em fantasia são destruidos, principalmente, por uma escolha realista, modelos complexos do mundo real para poder criar cenários que podem combinar elementos da ficção científica e fantasia".

 

Essa a nova série, best-seller nos EUA, trazida ao Brasil pela Editora Intrínseca. Os próximos volumes são “Autoridade” e “Aceitação”. O autor é conhecido também por A Situação, publicado em 2013 pela Tarja Editorial. Com certeza você vai terminar o livro com algumas dúvidas, e espero que sejam todas respondidas nos próximos volumes. Apesar de não gostar muito de ficção científica, eu fiquei muito curiosa para ler a continuação.

 

 

Por: Barbara Carvalho

Nota: 3 de 5

 

 

Informações do Livro

I.S.B.N.: 9788580575637

Título original: Annihilation 

Publicado em: 2014  

Autor: Jeff VanderMeer

Páginas: 208

Editora no Brasil: Intrínseca

ESTANTE DE CARVALHO

SOBRE LITERATURA

Leia um livro!

© 2013 by BRUNO HAIDA &BARBARA

 

  • Facebook Vintage Stamp
  • Twitter Vintage Stamp
  • google.png

CURTA NO FACEBOOK

 

 

SIGA NO TWITTER

 

 

SIGA NO GOOGLE+

 

 

 

 

GOSTOU DO QUE VIU?ALGUMA SUGESTÃO?

bottom of page