
Sobre Literatura

![]() City of Bones |
---|
![]() City od Bones - Alemanha |
![]() City of Bones - Graphic Novel |
Cidade dos Ossos - Cassandra Clare
Finalmente consegui começar a ler essa série! É um alívio já que fico muito incomodada quando assisto a uma adaptação sem antes ter lido o livro. O filme tem estreia prevista para Agosto.
“Eu posso até ser um assassino – disse Jace – Mas eu sei o que sou. Você pode dizer o mesmo a seu respeito?”
Clary tem quinze anos, mora com sua mãe, Jocelyn, no Brooklyn em NY. Em uma noite resolve ir a uma boate com seu melhor amigo, Simon, e o que parecia ser uma noite normal se torna o marco do fim de sua vida como uma “mundana” comum. Depois de testemunhar um pequeno grupo de adolescentes tatuados assassinarem um garoto. Ela descobre que tem a Visão e que por isso é capaz de enxergar o Mundo das Sombras. Sua mãe é sequestrada e ela atacada por um demônio em seu próprio apartamento. Clary se vê perdida em um mundo estranho e totalmente novo pra ela, e precisará contar com a ajuda de Jace e seus amigos esquisitos para encontrar sua mãe e entender o porquê de seu envolvimento com esse mundo.
Sobre a edição: A capa é linda! Todo mundo fala isso e é verdade. Encontrei alguns erros de revisão que atrapalharam um pouco minha leitura, porque não costumo só “passar o olho”, leio cada palavra e quando uma está escrita errada, a leitura para e isso empata a fluidez.Algumas coisas me chatearam na discrição de alguns personagens, por exemplo, Clary no inicio é descrita como atrapalhada:
“(...) Clary, ao contrário, vivia tropeçando. As pessoas só paravam para olhar quando ela passava depressa por elas enquanto caía da escada.”
Sério mesmo? É irritante quando descrevem um personagem assim (Bella é você?!), até porque no decorrer do livro essa característica não é demonstrada nas atitudes da Clary. Sem falar no fato de que parece que é impossível algum escritor criar uma protagonista vaidosa, pelo amor de Deus! Simon também, ora é nerd ora é burro.Calma, não detestei a leitura só quis falar os pontos negativos primeiro pra criar suspense. =]
Deixando minhas chatices de lado, me surpreendi por gostar do Jace, que apesar de fazer o estilo bad ass que normalmente eu não gostaria, aqui ficou fácil gostar pelas partes em que a autora deixa escapar a parte sensível dele, sem exageros.
A parte fantástica não deixou a desejar, tem pra todos os gostos; vampiro, lobisomem, nephilim, feiticeiro. Gostei da maneira como as classes de criaturas se relacionam, o tal acordo é interessante (apesar de parecer ser fraco, em alguns momentos – minha chatice voltando...).
“Vampiros e lobisomens resultam de doenças trazidas por demônios de suas dimensões habitacionais. A maioria das doenças demoníacas é fatal a humanos, mas nesses casos provocaram mudanças estranhas nos infectados, sem matá-los de fato. E fadas...”.
O quase triângulo amoroso é bom apesar de dar pena da parte não correspondida.
“Estava rindo porque declarações de amor me entretêm, sobretudo quando não há recíproca.”
O ritmo da leitura é muito bom, logo no começo já acontecem muitas coisas e os capítulos são curtos, sem enrolação (Jogos Vorazes feelings) isso deixa tudo com gosto de quero mais.O final é tipo: Cadê a continuação? Quase tive um troço. Como assim? Não pode ser!Por fim, percebi algumas falhas na construção dos personagens e algumas coisas não explicadas (parabatai hã?!), mas dei a nota pensando que para um primeiro livro dentre seis ele cumpriu seu papel me deixando com vontade de continuar a série.
Recomendo!
Por: Haida Carvalho
Informações do Livro
I.S.B.N.: 9788501087140
Nome: Cidade dos Ossos
Autor: Cassadra Clare
Páginas: 462
Editora no Brasil: Record (Galera)