
Sobre Literatura
![]() Correr ou Morrer |
---|
![]() Itália |
![]() Alemanha |
Correr ou Morrer - Maze Runner -James Dashner
Ao acordar dentro de um escuro elevador em movimento, a única coisa que Thomas consegue lembrar é de seu nome. Sua memória está completamente apagada. Mas ele não está sozinho. Quando a caixa metálica chega a seu destino e as portas se abrem, Thomas se vê rodeado por garotos que o acolhem e o apresentam à Clareira, um espaço aberto cercado por muros gigantescos. Assim como Thomas, nenhum deles sabe como foi parar ali, nem por quê. Sabem apenas que todas as manhãs as portas de pedra do Labirinto que os cerca se abrem, e, à noite, se fecham. E que a cada trinta dias um novo garoto é entregue pelo elevador. Porém, um fato altera de forma radical a rotina do lugar - chega uma garota, a primeira enviada à Clareira. E mais surpreendente ainda é a mensagem que ela traz consigo. Thomas será mais importante do que imagina, mas para isso terá de descobrir os sombrios segredos guardados em sua mente e correr, correr muito.
(Sinopse retirada do Skoob)
Então, o que achei do livro?
Só peguei o ritmo da leitura depois de quarenta páginas. Achei o protagonista legal, mas não me envolvi. A coisa mais interessante realmente é o labirinto, os personagens de alguma maneira e por algum motivo (não sei qual) não me causaram empatia nenhuma. Não gostei de nenhum. Não o suficiente.
A descrição dos cenários e dos Verdugos - monstros horrendos que vivem no labirinto - e as cenas de ação são o que, pra mim, fizeram toda a diferença. A curiosidade me motivou a terminar a leitura. Precisava saber o que era o labirinto e quem o havia criado. Obtive minha resposta, mas não achei tão incrível assim, e sinceramente detestei em especial o nome dado a uma doença lá (sem querer dar spoiler). Apesar de ter considerado o autor corajoso ao criar algumas expressões faladas pelos clareanos.
Na verdade, o motivo da elaboração do labirinto não me convenceu. E nem o jeito que descobriram/lembraram-se disso. Gosto de suspense, mas não tenho tanta paciência assim. A narrativa vai te enchendo de dúvidas, e sempre quando algo é respondido mais três questionamentos surgem (Aff!). E em um ou dois momentos duvidei da inteligência dos personagens, porque eu mesmo com tão poucas repostas, já sabia o que deveria ser feito ou o que significava tal coisa (outra tentativa de não dar spoiler).
Ainda ficaram muitas coisas sem respostas, mas acredito que no decorrer da série as coisas vão se explicando. Assim espero. Decidi continuar a série somente depois de ler o Epílogo que apesar ter duas páginas, me deu respostas mais rápidas do que as demais quatrocentas e vinte e quatro páginas.
Não me entendam mal, o livro é bom. Talvez, o fato de eu ter precisado deixar o livro parado por duas semanas, pra só depois retomar a leitura, tenha atrapalhado minha experiência. Por isso, recomendo a leitura pra quem é curioso, mas gosta de se torturar.
**Sobre a edição, não encontrei nenhum erro. A capa tem tudo a ver com o livro. Parabéns à editora V&R.**
Boa Leitura!
Por: Haida Carvalho
Nota: 3,5 de 5
Informações do Livro
I.S.B.N.: 9788576832478
Título original: Maze Runner
Publicado em: 2010
Autor: James Dashner
Páginas: 426
Editora no Brasil: Vergara e Riba