top of page

Homem-máquina - Max Berry

‘’Quando criança, eu queria ser um trem. Não percebia que isso era incomum – as outras crianças brincavam com trens, não de ser um. Gostavam de construir trilhos e impedir que os trens saíssem deles. De vê-los passar por túneis. Eu não entendia isso. O que eu gostava era de fingir que meu corpo era composto por 200 toneladas de aço, impossível de ser parado. De imaginar que eu era feio de pistões, válvulas e compressores hidráulicos. ’’

 

Dr. Charles Neumann trabalha na empresa Futuro Melhor. Aparentemente é uma boa pessoa, apenas é antissocial. Mora sozinho, não tem amigos, vive longe da família e não namorou ninguém na ultima década, mas não consegue entender porque as pessoas se afastam dele.

 

Em um belo dia no trabalho acaba ocorrendo um acidente e perde um membro do corpo. A principio fica em choque, mas com o tempo vai percebendo que ele mesmo pode melhorar algo que a biologia o limita, então cria suas partes melhores: a Exegesis. Mais aperfeiçoado, autossuficiente, com wi-fi, armazenamento de dados, GPS, etc. Aos poucos começa a perceber que seu corpo é tão limitado quanto suas partes antigas apoiado pela empresa, que vislumbra lucros com projetos futuros de Neumann, começa a planejar a substituição de mais alguns membros. A questão é: onde essa história vai parar?

 

​Não é bem o tipo de livro que eu leria, mas achei interessante o tema da crítica do autor, e após a leitura foi satisfatório ver pra onde caminha o homem quando busca aperfeiçoar e atualizar tudo o que possui.

 

No seu quarto romance, o autor mostra a vida de um homem sem interesse em convívio social, diversão, coisas simples da vida, mas sempre apontando defeitos na natureza e no próprio homem. E depois de conhecer uma mulher que poderia amá-lo do jeito que é, fica na dúvida se deve continuar se ‘’aprimorando’’ ou conseguir uma vida normal. O livro é cheio de reviravoltas e para uma crítica tem um bom final. Max Barry usa termos bem técnicos também o que nos deixa mais próximos do personagem, mas com um tom cômico e até piadas que dá gosto na leitura. Gostei e recomendo.

 

Por: Bruno Carvalho

 

Informações do Livro

I.S.B.N.: 9788580572377

Nome: Homem-máquina

Autor: Max Berry

Páginas: 288

​Editora no Brasil: Intrínseca

ESTANTE DE CARVALHO

SOBRE LITERATURA

Leia um livro!

© 2013 by BRUNO HAIDA &BARBARA

 

  • Facebook Vintage Stamp
  • Twitter Vintage Stamp
  • google.png

CURTA NO FACEBOOK

 

 

SIGA NO TWITTER

 

 

SIGA NO GOOGLE+

 

 

 

 

GOSTOU DO QUE VIU?ALGUMA SUGESTÃO?

bottom of page