
Sobre Literatura
![]() Jogador Nº 1 |
---|
Jogador Nº 1 - Ernest Cline
Cinco estranhos e uma coisa em comum: a caça ao tesouro. Achar as pistas nesta guerra definirá o destino da humanidade. Em um futuro não muito distante, as pessoas abriram mão da vida real para viver em uma plataforma chamada Oasis. Neste mundo distópico, pistas são deixadas pelo criador do programa e quem achá-las herdará toda a sua fortuna. Como a maior parte da humanidade, o jovem Wade Watts escapa de sua miséria em Oasis. Mas ter achado a primeira pista para o tesouro deixou sua vida bastante complicada. De repente, parece que o mundo inteiro acompanha seus passos, e outros competidores se juntam à caçada. Só ele sabe onde encontrar as outras pistas: filmes, séries e músicas de uma época que o mundo era um bom lugar para viver. Para Wade, o que resta é vencer – pois esta é a única chance de sobrevivência.
Esse livro é um ímã pra nerds. Todos que curtem games, livros, séries e filmes vão se sentir em casa nessa narrativa incrível!
Acompanhar o protagonista, Wade, avançando no jogo a cada pista é muito divertido. Lembrei-me dos velhos tempos de WOW (World of Warcraft); quem sabe um dia eu volte a jogar. Deu aquela coceirinha do vício (aiaia, eitaaaa saudade).
A cada página você se sente participante da caça, ou melhor, sendo o próprio caçador. Estou esperando maravilhas da adaptação desse livro. Tem material pra um espetacular filme de aventura.
Nasci em 1990, lógico que não conhecia a maioria das referências aos anos 80, mas isso não atrapalhou em nada minha leitura. Pelo contrário, aumentou minha lista de livros e filmes que preciso conhecer. Algumas referências são atemporais, Pacman, por exemplo.
O sentimento dos caçadores de ovos (os que buscam as pistas de Halliday), de curiosidade e ansiedade é bem parecido com o que sinto ao ler um livro ou pesquisar notícias sobre adaptações de HQ para o cinema. Pode ser besteira pra quem não gosta, por isso repito: esse livro é pra nerd!
O universo criado por Ernest tem falhas no quesito “distopia”, ele não dá muitos detalhes sobre o sistema. Vi ainda em algumas resenhas, comentários sobre como uma população miserável tem condições de possuir um console pra acessar o OASIS e uma conexão ótima de internet. No entanto, eu não acredito que o autor tinha a intenção de responder a essas perguntas. A meu ver bastava que soubéssemos: A realidade é ruim, melhor “logar” no OASIS.
Bastou pra mim. Tanto que temos muito mais detalhes sobre o mundo virtual.
Ao terminar o livro a sensação é de ter passado horas logado em um jogo muito, mas muito bom e finalmente tê-lo zerado. Recompensador. E um desejo de jogar tudo de novo.
Recomendo uma dose por ano.
Por: Haida Carvalho
Nota: 5 de 5
Informações do Livro
I.S.B.N.: 9788580442687
Título original: Ready Player 1
Publicado em: 2014
Autor: Ernest Cline
Páginas: 464
Editora no Brasil: Leya