
Sobre Literatura
Notícia - Green explica: "É uma metáfora."
Frequentemente John Green é questionado pelos fãs na sua página pessoal do Tumblr. Ele até mesmo fez uma retratação: "Vocês só podem me perguntar se concordarem em não ficarem chateados se eu não responder." Mas, ele responde o máximo de perguntas que pode! Graças ao filme 'A Culpa é das Estrelas' lançado em junho, tem 'chovido' perguntas sobre TFiOS nos últimos meses. Em julho, John respondeu a uma pergunta interessante sobre a famosa frase de Augustus "É uma metáfora". É mesmo uma metáfora?

P: "É uma metáfora". Eu não tenho dúvida de que você entende e compreende que o ato de colocar o cigarro apagado na boca de Augustus Water é de fato uma metáfora. Mas pra alguns isso não é uma metáfora. Nós vemos como uma ironia ou só uma afirmação. Por favor explique como isso é uma metáfora. - Anônimo.
R: Bem, um personagem em um livro dizendo que alguma coisa é uma metáfora não é o mesmo que o autor do livro dizendo que é uma metáfora. Frequentemente, a compreensão intelectual de Gus vai além de seu alcance (ele chama um monólogo de solilóquio e usa de forma errada algumas das palavras difíceis em seu vocabulário). Mas eu acho que o cigarro é sim uma metáfora, embora para nós de um jeito e para ele de outro.
A ideia de Gus é que o cigarro é uma metáfora para doença, e ele o mantém apagado na boca como uma expressão de seu poder sobre a doença; "Você coloca uma coisa que pode te matar bem entre os seus dentes, mas nunca dá a essa coisa o poder de te matar." Gus acha que ELE tem o poder. Por isso ele tende a usar o cigarro quando se sente nervoso ou incapaz. (Ele também está usando o produto cancerígeno mais disponível no mercado para fazer essa afirmação. Então, obviamente, existe essa conexão na mente dele: os humanos podem prevenir o câncer não fumando; câncer é algo que podemos controlar; seu trabalho é não dar poder ao câncer pra te matar, etc.)
Mas, claro, Gus está errado sobre tudo isso, ou pelo menos a maioria. Você pode ter ALGUM controle em não morrer de câncer (você pode escolher não fumar), mas na maioria dos casos as pessoas não têm controle sobre essa doença; "mas nunca dá a essa coisa o poder de te matar" mostra uma ação muito maior sobre a doença do que realmente podemos realizar, porque no fim a culpa é das estrelas, não nossa. Então, para nós, o cigarro apagado é uma metáfora da nossa falsa percepção de controle e de nossa urgente necessidade de controlar. Não é coincidência, então, que quando a vida de Gus está saindo de controle e ele se sente incapaz antes da fatalidade, ele tenta (e falha) comprar cigarros.
Então de fato é uma metáfora, mas com diferentes significados dependendo de quem está lendo o livro. John foi bem específico e preciso nessa resposta, com bastante detalhe, mostrando que apenas uma frase pode possuir várias explicações.
Fonte: PagetoPremiere.com