top of page

Sir Arthur Conan Doyle: 19 Coisas que você não sabia

Se você acompanha a nova série 'Sherlock Holmes" da BBC e quer conhecer o autor, aqui estão 19 coisas que talvez você não saiba sobre ele.

 

1. Doyle foi um dos primeiros motoristas na Grã-Bretanha

Ele comprou um carro sem nunca ter dirigido antes. Em 1911, ele participou do Prency Henry Tour, uma competição internacional organizada pelo Príncipe Henry da Prússia entre os carros britânicos e os alemães. Doyle dirigiu com sua segunda esposa, Jean, como uma das equipes britânicas.

 

2. Conan não é parte de seu sobrenome

Na verdade, é apenas um de seus dois nomes do meio'. Ele é Sir Arthur Ignatius Conan Doyle. Logo após se formar no colegial, ele passou a usar Conan como parte do sobrenome. 

 

3. Não foi condecorado por sua obra

Em 1902, o escritor foi condecorado pelo Rei Eduardo VII. Ele também foi nomeado um vice-tenente de Surrey. Porém não foi condecorado por ter criado Sherlock Holmes. Foi pelo seu trabalho em um panfleto de não-ficção sobre a Guerra dos Bôeres.

 

4. Doyle era do mesmo time de cricket que o criador de Peter Pan, JM Barrie

Eles também trabalharam juntos numa ópera cômica, Jane Annie, onde Barrie implorou ao amigo para revisar e terminar a obra para ele.

 

5. Ele pode ter discutido Drácula e Treasure Island com seus autores

Doyle também era amigo de Bram Stoker, e Robert Louis Stevenson era um amigo de classe na Universidade de Edimburgo.

 

6. Ele ajudou a popularizar o esqui

Não gostava só de cricket e futebol. Doyle ajudou a popularizar o esporte de inverno. Após se mudar para Davros, Suíça em 1893 (o ar da montanha foi prescrito para a saúde da esposa), ele dominou o básico com a ajuda dos irmãos Braggers, habitantes locais que praticavam o esporte à noite para evitar as provocações dos habitantes. Juntos, eles foram os primeiro a fazer um percurso de 8000 pés (2,4 km) para Maienfelder Furka, que separava Davros da cidade vizinha, Arosa. Doyle foi também o primeiro inglês a documentar a emoção de esquiar: "Você se deixa ir, obtendo o mais próximo de voar que qualquer 'terráquio' pode ter. Nesse ar glorioso, é uma experiência deliciosa.", disse ele. Doyle predisse, corretamente, que no próximo século os ingleses iriam à Suíça para as temporadas de esqui.

 

 

7. Ele era goleiro

Sob o pseudônimo AC Smith, o escritor jogou como goleiro para o time amador Portsmouth Association Football Club, precursor do atual Portsmouth FC.

 

8. Doyle concorreu ao parlamento... duas vezes!

Concorreu ao parlamento (representante do partido Unionista) uma vez em Edimburgo (1900) e outra em Border Burghs (1906).  Apesar de ter recebido um número considerável de votos, não foi eleito. Na eleição geral de 1900, Doyle foi derrotado por CM Brown do Partido Liberal, que recebeu 3028 votos contra 2459 de Doyle.

 

9. Ele era muito gordo para lutar

A razão de não ter sido um soldado na Guerra dos Bôeres foi por estar acima do peso. Ao invés, ele se ofereceu como médico de um navio e navegou para a África.

 

10. Perda oftalmológica foi um ganho na literatura

Doyle iniciou a prática oftalmológica em Londres. Ele escreveu na autobiografia que nunca um paciente passou por sua porta. Porém a vantagem era o tempo que dedicava à escrita.

 

11. Ele acreditava em fadas

Sherlock pode ter sido um cético, mas Arthur Conan Doyle acreditava em fadas. Ele estava convencido pelas fotografias de Cottingley Fairy, um trote famoso de 1917. Ele até gastou um milhão de dólares promovendo-as e escreveu um livro, The Coming of the Fairies/ A Vinda das Fadas (1921).

 

12. Ele também acreditava numa série de mediums

Mas isso aconteceu às custas de sua amizade com Harry Houdini, que ao mesmo tempo contestava as reivindicações do movimento espírita.

 

13. Por que ele matou sua criação mais famosa?

Sherlock Holmes estava longe de ser o personagem favorito de Doyle e foi morto em 1893, só para ressucitar 10 anos mais tarde, depois da demanda pública e persuasão monetária. Ele tinha dito a um amigo:

"Eu não poderia revivê-lo se eu pudesse, pelo menos não por anos. Pois eu tive tamanha overdose dele, que é como se eu comesse pâte de foie gras: uma vez que comi demais, só o nome dele me dá uma sensação doentia nesse dia."

Porém deve haver outras razões para o autor ter matado sua criação mais famosa, por isso ter acontecido no mesmo ano em que o seu pai alcoolatra morreu em um asilo.

14. Ele faz aniverário junto com Wagner

Assim como o compositor Richard Wagner, Doyle também faz aniversário com Laurence Olivier, o cantor Morrissey, a modelo Naomi Campbell e o tenista Novak Djokovic. (22 de maio).

 

15. Doyle e George Bernard Shaw tiveram uma briga sobre Titanic

Após o naufrágio em 1912, Doyle e Shaw tiveram um desentendimento público sobre o desastre. Doyle estava indignado com os comentários desprezíveis e amargos feitos pelo dramaturgo sobre os muitos atos heróicos que ocorreram a bordo enquanto afundava.

 

16. Existe um quarteirão na Suíça em sua homenagem

A cidade de Meiringen na Suíça era a localização de The adventures of the Final Problem/ O Problema Final, novela policial de Sherlock Holmes. Em 1988, uma estátua de Sherlock foi colocada no quarteirão da vila, agora chamada Conan Doyle Place.

17. Sir Arthur Conan Doyle não somente escreveu mistérios, ele desvendou alguns

Um de interesse pessoal foi O Curioso Caso de Oscar Slater - o assassinato de Marion Gilchrist, uma mulher rica de 82 anos, de Glasgow. Doyle aplicou o "método Holmes", com que descobriu novas evidências, consultou testemunhas e questionou as provas de acusação. Suas descobertas foram publicadas como um apelo para absolvição de Slater. Isso foi uma sensação e houveram pedidos para um novo julgamento, mas tudo isso foi prontamente ignorado pelas autoridades escocesas. Mais tarde, o desesperado e preso Slater contrabandeou mensagens para fora da prisão e o interesse de Doyle no caso reacendeu. Ele escreveu para os políticos e usou o próprio dinherio para financiar as taxas legais de Slater. Um deles, Ramsay McDonald - primeiro ministro da Grã-Bretanha - informou ao secretário escocês que a polícia e autoridades legais haviam conspirado para esconder provas e influenciar testemunhas. Slater foi solto com compensação de 6000 libras, mas nunca dividou com Doyle.

 

18. Doyle morreu segurando uma flor

Morreu em 7 de julho de 1930. Ele teve um colapso em seu jardim, apertando o peito com uma mão e segurando uma flor com a outra. Suas últimas palavras foram para a esposa. Ele sussurrou para ela: "Você é maravilhosa."

 

19. Uma sessão espírita foi organizada para que ele fizesse uma aparição do além-túmulo

Após a morte, uma sessão espírita foi conduzida no Salão Royal Albert. Milhares compareceram, inclusive a esposa e os filhos. Uma fileira de cadeiras foi colocada no palco para a família, e uma ficou vazia para Sir Arthur. Mesmo que ele não tenha comparecido, muitas pessoas no auditório confirmaram que sentiram sua presença entre elas.

 

Fonte: www.telegraph.co.uk

 

ESTANTE DE CARVALHO

SOBRE LITERATURA

Leia um livro!

© 2013 by BRUNO HAIDA &BARBARA

 

  • Facebook Vintage Stamp
  • Twitter Vintage Stamp
  • google.png

CURTA NO FACEBOOK

 

 

SIGA NO TWITTER

 

 

SIGA NO GOOGLE+

 

 

 

 

GOSTOU DO QUE VIU?ALGUMA SUGESTÃO?

bottom of page