
Sobre Literatura
Cientistas descobrem como escrever um best-seller

Cientistas da computação da Universidade de Stony Brook, em Nova York, desenvolveram um algoritmo que pode analisar um livro e prever, com precisão de 84%, se irá ou não ser um sucesso de vendas.
Foi descoberta uma técnica, chamada estilometria estatística, que examina matematicamente o uso de palavras e da gramática para afirmar o quão “surpreendentemente eficaz” um livro seria. O grupo de cientistas disse ainda que uma série de fatores determinam se um livro vai fazer sucesso ou não, incluindo aspectos como novidade, estilo de escrita e desenvolvimento do enredo.
Ao fazer o download livros clássicos a partir do Projeto Gutenberg, eles foram capazes de analisar textos com seu algoritmo e comparar suas previsões com as informações históricas sobre o sucesso do trabalho. Tudo, de ficção científica até literatura clássica e poesia, foi incluído. Os cientistas constataram que as previsões combinaram em 84% com a popularidade real do livro.
Foram observadas várias tendências que foram muitas vezes encontradas em livros de sucesso, incluindo o uso pesado de conjunções como “e” e “mas”, além de um grande número de substantivos e adjetivos. Trabalhos menos bem sucedidos tendem a incluir, ainda segundo o estudo, mais verbos e advérbios, além de contarem com palavras que descrevem explicitamente ações e emoções, como “procurado” , “tomou” ou “prometido”, enquanto que os livros mais bem sucedidos favorecem o uso de verbos que descrevem processos de pensamento como “reconhecido” ou “lembrado”.
Para encontrar livros “menos bem sucedidos” para seus testes, os pesquisadores vasculharam sites como a Amazon e utilizaram os mais fracos em termos de vendas. Eles também incluíram “O Símbolo Perdido”, de Dan Brown que, apesar de seu sucesso comercial, havia recebido fortes críticas da mídia.
“Prever o sucesso de obras literárias representa um dilema enorme para os editores e escritores aspirantes”, afirma Yejin Choi, um dos autores do trabalho. “Nosso trabalho é o primeiro que fornece ligações quantitativas entre o estilo de escrita e o sucesso de obras literárias. Os trabalhos anteriores tentaram obter conexões sobre a chamada receita secreta de livros de sucesso. Mas a maioria destes estudos foi qualitativa, com base em uma dúzia de livros, e concentrou-se principalmente no conteúdo de alto nível: as personalidades dos protagonistas e antagonistas. Nosso trabalho examina uma coleção consideravelmente maior, 800 livros. Ao longo de vários gênero, e fornecendo insights sobre padrões lexicais, sintáticos e discursivos que caracterizam os estilos de escrita geralmente compartilhados entre a literatura bem-sucedida”,
conclui o pesquisador.
Fonte: www.telegraph.co.uk e CNG