
Sobre Literatura

![]() Itália |
---|
![]() França |
![]() EUA |
![]() Holanda |
![]() Reino Unido |
![]() Alemanha |
O nome da rosa - Umberto Eco
Em 1327, frei Guilherme de Basckerville recebe a missão de investigar heresias que estão ocorrendo em um mosteiro franciscano, a Abadia. Ele é descrito por Adson como alto, magro, inteligente e - apesar dos 50 anos de idade (considerado muito velho na época) - bastante ágil. Anos antes, tinha sido inquisidor na Inglaterra, usando a inteligência e a humanidade no julgamento dos casos.
A missão é investigar a morte de Adelmo de Otranto, um monge da Abadia, que caiu de uma janela de três andares. Uma delas é a da biblioteca, mas Guilherme não tem autorização para conhecê-la. E durante a semana, mais seis homem são encontrados mortos. E todos eles tinham estado por último na biblioteca, obrigando Guilherme a explorar o lugar e descobre que todas as mortes estão ligadas a um livro em especial. Outra discussão na história é o riso, considerado contrário à fé.
Os capítulos são separados em dias, sete, o tanto que ele fica no mosteiro. E os dias separados em horas: matinas, laudes, prima, terça, sexta, noa, vésperas e completas. A história é narrada por Adso - noviço germânico - escrivão e discípulo do frei Guillherme, no final de sua vida.
Gostei muito! Demorou um pouco para terminar porque li enquanto estudava para o vestibular, logo me ajudou a entender o contexto histórico e filosófico da baixa idade média. Também porque precisei pesquisar várias palavras no dicionário. Foi adaptado para filme, com Sean Connery, que ficou muito bom. O livro foi publicado em 1980 e logo se tornou um best seller. O autor explorou questões filosóficas da baixa idade média: unindo a ciência, razão e lógica à fé, que eu achei muito bem representado no personagem do frei Guilherme.
"Não temos mais a sabedoria dos antigos, acabou-se a época dos gigantes.", disse Nicola de Morimondo. "Somos anões", admitiu Guilherme, "mas anões que estão nos ombros daqueles gigantes, e em nossa pequenez conseguimos enxergar mais longe que eles no horizonte."
Por: Barbara Carvalho
Nota: 5 de 5
Informações do Livro
I.S.B.N.: 9788577991266
Título original: Il nome della rosa
Publicado em: 2012
Autor: Umberto Eco
Páginas: 574
Editora no Brasil: BestBolso