
Sobre Literatura

![]() |
---|
Orgulho e Preconceito e Zumbis - Jane Austen e Seth Grahame-Smith
Nessa história, os personagens continuam os mesmos, as mesmas características, mas uma praga está transformando os habitantes de Meryton em zumbis. A história começa com a notícia que Netherfield Park foi alugada por um solteirão, Sr. Bingley, com 5 mil de renda por ano, um ótimo partido para uma das srtas. Bennet. Mas o pai está preocupado em investir na educação das meninas. Elas foram treinada por um monge chinês, mas o melhor treinamento é com os ninjas de Kyoto. E dentre as cinco, as mais dedicadas são Elizabeth (Lizzy) e Jane.
Junto com Bingley vieram suas duas irmãs, o marido da mais velha, sr. Hust, e um jovem muito elegante, de boa postura e aparência nobre, o sr. Darcy – conhecido por ter “liquidado mais de mil não mencionáveis (zumbis) depois da queda de Cambridge” e por ser orgulhoso demais, achando-se “superior aos que o acompanhavam”.
É uma adaptação interessante de ser lida. Claro, não supera o original de jeito nenhum. Orgulho e preconceito e zumbis manteve muita coisa do enredo original e adicionou os zumbis, os combates e até ninjas. Quando Lizzy escuta Darcy dizer que ela não é bonita o suficiente para tentá-lo, ela fica chateada e “sente o sangue ferver”. E de acordo com o “Código dos Guerreiros”, ela deve recuperar sua honra imediatamente. Quando está prestes a atacar Darcy, o salão é invadido por um grupo de zumbis que está procurando por cérebros.
Aqui você percebe a importância das Bennets em Meryton (e principalmente no vilarejo em que moram). Logo o Sr. Bennet chama as meninas para fazerem o “Pentagrama da Morte”, decapitando os zumbis e salvando o baile naquela noite. Bingley fica encantado com Jane e Darcy, com Lizzy, afirmando “conhecer apenas uma outra mulher, em toda a Grã-Bretanha, capaz de manejar uma adaga com tanta habilidade, tamanha graça e tal eficiência mortal”.
No original, os Bennets não são ricos ou importantes na cidade, mas aqui eles são notáveis. Durante os combates não são mencionadas outras pessoas, apenas as meninas. Acredito que seja um furo, porque se existem famílias mais ricas (os Lucas), existem também homens e mulheres com melhores treinamentos (pelos ninjas de Kyoto, quem sabe).
Diferente do original, são as lutas que aproximam os casais e não os bailes. O livro tem bastante gravuras, mostrando o estado dos personagens e algumas cenas de combate e tem também momentos engraçados. Uma cena que gostei bastante foi a da discussão entre Lizzy e Darcy, a mesma em que ele se declara para ela. Muitos leitores acharam essa parte forçada, mas eu curti.
Acredito que o autor não explorou tanto a história dos zumbis, como surgiu a epidemia ou apontar uma solução. A história é só “cortem as cabeças”. Mas a leitura é bem fluida e conseguiu me prender até o final.
Por: Barbara Carvalho
Nota: 3 de 5
Informações do Livro
I.S.B.N.: 9788598078748
Título original: Pride and prejudice and zombies
Publicado em: 2010
Autor: Jane Austen e Seth Grahame-Smith
Páginas: 320
Editora no Brasil: Intrínseca